Materialidade

Matriz de Materialidade

GRI  2-14 | 3-1 | 3-2

(3-1) Em 2024, a Unimed Paraná revisou sua matriz de materialidade, atualizando os temas materiais após quatro anos, em alinhamento ao novo padrão GRI Standards.

A principal motivação para a revisão foi orientar a narrativa do Relatório de Gestão e Sustentabilidade, compartilhando o processo de amadurecimento da organização em práticas ESG.

Metodologia

Para identificar os temas materiais e seus respectivos impactos, foi conduzida uma análise detalhada baseada nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e do Sustainability Accounting Standards Board (SASB). Essas referências foram utilizadas para garantir a adoção das melhores práticas de transparência, divulgação e monitoramento de indicadores-chave de desempenho, alinhando a atuação da organização a um contexto mais amplo de sustentabilidade.

Como parte do processo, foi realizada uma pesquisa setorial, incluindo a análise de relatórios de sustentabilidade de empresas líderes do setor de saúde, permitindo a identificação de tendências e expectativas das partes interessadas. Além disso, foram consultados estudos e pesquisas de referência, como os publicados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), proporcionando um panorama atualizado sobre os desafios e oportunidades do setor.

Café Unimed Portas Abertas

(3-1, 3-2) Outro ponto de destaque foi o processo de escuta e diálogo com stakeholders, focado em entender seus interesses e demandas. Esse processo foi iniciado durante o evento Café Unimed Portas Abertas, que reuniu as principais partes interessadas da cooperativa. Por meio de uma análise das diversas áreas da cooperativa, foram definidos os seguintes stakeholders: clientes pessoa física (PF), cooperados, comunidade, fornecedores, Singulares, órgãos públicos, contratantes pessoa jurídica (PJ)
e prestadores.

Para o evento, 28 representantes dos stakeholders externos compareceram no painel de debate, em que foram discutidos temas organizados nas dimensões governança, social e ambiental.

(3-2) Em paralelo, a Unimed Paraná conduziu uma pesquisa on-line com o público interno e externo, composto por colaboradores, cooperados, Singulares, clientes, Procon e prestadores. Essa consulta resultou em 69 respostas, complementando as informações obtidas no painel presencial e agregando a análise às expectativas e necessidades dos stakeholders.

A seguir, apresentamos os temas considerados no processo de identificação e priorização dos aspectos materiais para a Unimed Paraná.

(3-2)

Os 15 temas materiais discutidos foram

01

Ética Empresarial

02

Segurança de Dados

03

Privacidade do Cliente

04

Gestão de Resíduos

05

Adaptação, Resiliência e Transição Climática

06

Gestão da Cadeia de Fornecedores

07

Gerenciamento de Riscos e Incidentes Críticos​

08

Qualidade e Segurança do Produto/Serviço

09

Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

10

Inovação e Tecnologia

11

Diversidade e Inclusão

12

Bem-Estar do Cliente

13

Práticas Trabalhistas

14

Saúde e Segurança do Trabalho

15

Direitos Humanos e Relacionamento com a Comunidade

(3-2) A matriz de materialidade, construída a partir do cruzamento das percepções internas e externas, destaca os temas relevantes para os públicos de interesse. Essa ferramenta pode auxiliar na tomada de decisão e no direcionamento das iniciativas sustentáveis da cooperativa. No caso da Unimed, foi utilizada para priorizar os temas relevantes para o relatório de sustentabilidade.

Esse processo estruturado e participativo consolida o empenho da Unimed Paraná com a transparência e a sustentabilidade, evidenciando sua atenção às demandas da sociedade.

Após a análise e tabulação dos dados coletados no processo de materialidade, cinco temas emergiram como os mais relevantes para as partes interessadas da Unimed Paraná. Os temas refletem as prioridades e orientam nossas ações em direção ao cuidado sustentável.

Ética Empresarial

Segurança de Dados

Privacidade do cliente

Qualidade e Segurança dos Serviços

Bem-Estar do Cliente

Temas Mais relevantes

(2-14) A Diretoria Executiva é responsável por analisar e aprovar as informações relatadas no relatório, incluindo os temas materiais priorizados para a narrativa deste documento.

Para mais detalhes sobre o processo de construção da matriz de materialidade da Unimed Paraná, acesse o Relatório de Materialidade completo aqui.